De que modo o primeiro vídeo nos ajuda compreender a perspectiva tradicional de currículo?
O primeiro vídeo, "Another Brick in the Wall" (Outro Tijolo Na Parede), auxilia a compreensão do que seria o currículo escolar tradicional, de forma mais interpretativa. Em uma cena escolar, as crianças caminham em fila para uma atividade de processamento, usando uniformes idênticos e seguindo um padrão pré-determinado, enquanto isso, um professor observa com autoridade. É evidente que a música faz uma forte crítica ao sistema educacional.
E, de que modo a introdução de Tempos Modernos, no segundo vídeo, nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo?
"Tempos modernos", um filme clássico de Charles Chaplin de 1936, é uma sátira sobre os efeitos desumanizadores da Revolução Industrial na vida e no trabalho das pessoas.
Observando essa temática em
relação ao currículo escolar, fica evidente como as mudanças sociais e
econômicas têm um impacto direto na educação. Muitas vezes, o sistema de
ensino, centrado em padronizações e regulamentos, não leva em consideração as
necessidades individuais dos alunos, resultando em uma abordagem de
aprendizagem mecânica que pode prejudicar a criatividade e a autonomia.
O clipe de música e o filme,
podem ser entendidos como uma crítica ao sistema, e apesar de não citarem “o
currículo” diretamente, essa crítica pode ser estendida também a esse meio. Os
currículos tradicionais acabam por ser um reflexo desse sistema, as vezes excessivamente
“capitalista”, competitivo, sem considerar as individualidades e massificando o
ensino.