Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Henrique Santiago Rocha - Número de respostas: 6

Trabalhei em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Ceará. Nesta instituição, adotávamos uma grade curricular inovadora, baseada em módulos, com sequências de provas e aulas tanto coletivas quanto individuais. No início da minha prática pedagógica, fui designado para o laboratório de informática, onde tínhamos à disposição 25 computadores para apoiar as atividades dos professores da base comum.

Neste espaço, conduzíamos aulas coletivas interativas, utilizando principalmente estratégias como pesquisas direcionadas na internet e apresentação de filmes. Visitas periódicas e reuniões na Secretaria de Educação do estado do Ceará, em conjunto com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), indicavam a necessidade de uma abordagem mais participativa no laboratório de informática. Por meio da conscientização sobre a importância do laboratório como recurso pedagógico, conseguimos integrar as atividades direcionadas a este espaço ao currículo educacional da escola.

Essa mudança significativa teve um impacto notável. Houve uma adesão por parte dos professores, inicialmente relutantes, à prática, e os alunos demonstraram um interesse renovado pela interação com a tecnologia. A interatividade foi potencializada, especialmente no que diz respeito à busca de informações e pesquisa na internet. Tudo isso foi possível graças à inserção da prática pedagógica do Laboratório Educacional de Informática (LEI) no currículo desta unidade educacional.

Após o êxito dessa experiência, o estado, por meio do NTE, conduziu um estudo para replicar essa prática em todas as EJAs do estado. No entanto, ao longo dos anos, o NTE foi descontinuado e algumas das atividades conquistadas foram perdidas.


Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Lélio Natal Teodoro Júnior -
É uma pena que esse projeto não foi prosseguido. Vivemos em um mundo que a tecnologia é responsável por uma grande porcentagem de práticas que o ser humano não consegue fazer. Com isso, a nossa evolução se torna cada dia mais eficaz e mais rápida. Espero que num futuro próximo as entidades de ensino possam reconhecer essa importância e implantar a tecnologia nas formas de aprendizagem do aluno.
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Christiane Luci Soares Nagasso -
Concordo caro colega! Acredito muito na influência da tecnologia também, e como isso pode refletir no aprendizado dos alunos. Infelizmente, muitos projetos bons são deixados de lado , para as vezes implementar algo que não gera resultado.
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Marco Frühauf de Oliveira -
Caro Henrique, li com um sorriso no rosto até chegar na ultima frase da sua contribuição, lembrando da descontinuidade de projetos como do NTE aqui no sul, aqui não é muito diferente. Isso reforça como algumas políticas no ensino deveriam ser pensadas como políticas de estado e não de governo, assim como a manutenção das políticas bem recebidas pela população carecem de um zelo por parte da comunidade em exigir manutenção das praticas acertadas.

Saudações
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Arthur Fernandes Bettencourt -
Caro Henrique, obrigado por compartilhar sua vivência através deste relato. Fiquei super empolgado com o desenvolver da ação proposta, bem como com o impacto que ela teve perante professores e alunos, a ponto de fomentar um estudo para aplicação a nível estadual. Uma lástima que o NTE tenha sido descontinuado e parte das ações tenham se perdido.

Abraços.
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Rodrigo de Paula Fonseca -
O trabalho do colega na elaboração deste currículo é notável. A atenção aos detalhes e a ateção para atender os alunos do EJA são evidentes. Esse trabalho reflete a dedicação do colega em ajudar os outros a se destacarem no mercado de trabalho.

Temos aí em exemplo de aplicação e adaptação do currículo para um público específico, no caso, os alunos do EJA.

É lamentável a não continuação do projeto.