O videoclipe da música “Another Brick in the Wall”, de Pink Floyd, apresenta uma crítica quanto ao sistema tradicional de currículo, diretamente ligado a como o sistema educacional funciona.
Diante do que se apresenta, nota-se que a discussão envolve o sistema de formato “padrão”, com um método pré-estabelecido e dentro de moldes já impostos, de maneira que os alunos e professores se “enquadrem” em um modelo não adaptativo.
Ainda, destaca-se que na seguinte frase: “We don’t need no education, we don’t need no thought control”, indo de encontro aos fatos supramencionados.
Diante do exposto, destaca-se que a educação tradicional, apresenta um controle e rigidez, não tolerante a diversidade, ao novo, ao diferente, as demais expressões culturais.
-
Com relação ao vídeo “Tempos modernos”, de Charles Chaplin, é possível a percepção de uma crítica diretamente relacionada a época industrial, na qual nota-se que é diretamente ligada ao currículo tradicional, seguindo a um padrão fixo e rígido, sem qualquer permissão ao senso crítico.
Em diversas cenas, é possível verificar a semelhança entre os trabalhadores como robôs, sem senso crítico, personalidade e até mesmo liberdade. Ainda, nesta época nota-se que o padrão seguido nas escolas, ia de encontro as características e modelo das indústrias, de forma padronizada, sem ciência ou objetos claros e ainda menos flexíveis.