O currículo educacional é um campo complexo que não se cria ou altera do dia para a noite, campos que envolvem as relações humanas requerem muita investigação e compreensão, então como o próprio Prof Tomáz ressalta, necessita de muita pesquisa e problematização, para um melhor planejamento do currículo. E uma análise continua pois por ser um campo de caráter social ela precisará sempre de adaptações às novas demandas que mudam de uma geração para a outra de acordo com o tempo em que se vive.
O currículo tradicional, baseado em estruturas rígidas e hierárquicas com abordagens pedagógicas centradas no professor, é um modelo que demonstrou não ser potente suficiente para atingir um bom desempenho dos estudantes, porque nem todos aprendem da mesma forma engessada.
no videoclipe de Another brick in the wall (que inclusive é uma vídeo que gosto e me identifico muito porque detestava a autoridade exacerbada que ultrapassava os limites do bom senso onde edtudei), a performance me faz pensar na revolta dos alunos que ja não aguentam mais as relações de poder impostas, a educação é colocada como lavagem cerebral fim de encaixar todos em um padrão, como se fossem apenas produtos, sem considerar suas identidades.
Inclusive um contexto semelhante aparece na obra do grupo RB Dance Company, vale muito apena ver:
e em tempos modernos podemos perceber a degradação do indivíduo em péssimas condições de vida no trabalho, a alienação do trabalhador, e a crescente desigualdade econômica, podemos refletir a partir disso a falta de uma educação crítica para entender a raiz do contexto em que se vivia, e que na luta por melhorias sociais é extremamente necessário.