Tanto o filme "Tempos Modernos" quanto as teorias críticas do currículo compartilham a preocupação com a desumanização e alienação causadas por sistemas opressivos. O filme ilustra a desumanização do trabalhador na sociedade industrializada, enquanto as teorias críticas do currículo destacam a necessidade de resistir à reprodução acrítica de ideologias dominantes no sistema educacional.
Essas perspectivas nos convidam a questionar as estruturas de poder existentes e a buscar formas de transformação e emancipação no sistema educacional, reforçando a importância de pensar criticamente sobre o currículo.
Um currículo crítico é aquele que promove a justiça social e a igualdade, transformando as práticas educacionais. Ele enfatiza a inclusão de perspectivas culturais diversas, a desconstrução do conhecimento convencional e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, ressalta a importância do diálogo crítico, da conscientização política e do engajamento na mudança social.
A adoção de um currículo crítico é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de transformar a sociedade.