Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Uma análise crítica do currículo tradicional

Uma análise crítica do currículo tradicional

por Enaldo Lopes - Número de respostas: 1

Tanto o filme "Tempos Modernos" quanto as teorias críticas do currículo compartilham a preocupação com a desumanização e alienação causadas por sistemas opressivos. O filme ilustra a desumanização do trabalhador na sociedade industrializada, enquanto as teorias críticas do currículo destacam a necessidade de resistir à reprodução acrítica de ideologias dominantes no sistema educacional.

Essas perspectivas nos convidam a questionar as estruturas de poder existentes e a buscar formas de transformação e emancipação no sistema educacional, reforçando a importância de pensar criticamente sobre o currículo.

Um currículo crítico é aquele que promove a justiça social e a igualdade, transformando as práticas educacionais. Ele enfatiza a inclusão de perspectivas culturais diversas, a desconstrução do conhecimento convencional e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, ressalta a importância do diálogo crítico, da conscientização política e do engajamento na mudança social.

A adoção de um currículo crítico é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de transformar a sociedade.


Em resposta à Enaldo Lopes

Re: Uma análise crítica do currículo tradicional

por Fernando Djalma Pinto -
Realmente Enaldo, a desumanização e alienação, ficaram bem evidentes nos vídeos e, realmente situações semelhantes são muito comuns e desigualdades ocorrem diariamente em muitos locais e comunidades mundo afora. Acredito que analisar, reformular e promover alterações no currículo escolar além de urgente, é uma boa alternativa para a melhoria do ensino nas escolas. Nessa análise acho interessante levar em consideração e observar as características de cada aluno, respeitar e promover a inclusão de minorias independente da condição social, raça, cor, gênero, portadores de deficiências. Envolver e consultar estudantes, docentes, membros da sociedade e comunidade, procurando envolver uma quantidade maior de pessoas e uma gama maior de ideias, necessidades e opiniões para a estruturação do currículo escolar, buscando a igualdade de oportunidade a todos, justiça social, um currículo mais efetivo e abrangente que realmente promova a melhoria na educação e aprendizado aos estudantes.