A minha percepção sobre os vídeos, é que cada um à sua maneira, faz uma alusão / crítica ao sistema de ensino tradicional, muito praticado em vários países mundo afora. Esse modelo de ensino acaba evidenciando tratar-se de um modelo além de engessado, ultrapassado. Um sistema preocupado na maioria das vezes, em focar no objetivo principal que é apenas formar mão de obra para o mercado de trabalho, um modelo formador dos chamados “funcionários / operários padrão”. Esse tipo de formação acaba produzindo indivíduos quase que semi autômatos, condicionados a tarefas repetitivas, sem necessidade ou possibilidade de pensar, opinar, debater. Considero que um dos principais problemas desse sistema educacional tradicional, é que esse modelo não leva em consideração os diversos tipos de alunos, suas diferenças e necessidades, os estudantes de certa forma são induzidos, “obrigados” a seguir um modelo nem sempre adequado, onde as necessidades individuais de cada estudante não são consideradas.
Uma consideração sobre o vídeo “Tempos Modernos”, um filme tão antigo e tão atual pelo seu conteúdo, a evolução, o aumento da produtividade das novas tecnologias, máquinas e equipamentos, acabam relevando as habilidades, experiências e inteligência dos trabalhadores a um segundo plano. A economia mundial agressiva, a alta produtividade, lucros e altos rendimentos, que basicamente movimentam economia global em busca de lucro e liderança. No caso do vídeo, fica evidente que o empresário, movido pela cobiça, visando o máximo lucro da empresa, ele pouco se importa com a saúde e qualidade de vida dos funcionários, percebe-se nessa postura do empresário, a nítida exploração dos funcionários em detrimento a lucros desmedidos, onde muito pouco importa as pessoas.
Sobre o vídeo da música do Pink Floyd, tirando a pressão / condicionamento dos alunos a sistemas não funcionais, inadequados às suas necessidades, acredito que algumas situações ocorrem em escolas também, com relação aos docentes. Muitos docentes são também oprimidos, pressionados e obrigados a anular suas impressões, argumentos, em detrimento a ministrar um currículo inadequado, ineficaz, não adequado às reais necessidades dos alunos.
Aluno: Fernando Djalma Pinto – Turma 7