Conforme descrito no enunciado da atividade, o currículo oculto é caracterizado pelas ações implícitas/subentendidas que permeiam as instituições escolares. O homem, como um ser social traz para o ambiente escolar suas vivências que contribuem para a aprendizagem do mesmo e que não está descrita no currículo escolar. As relações sociais cultivadas no ambiente escolar, trazem diversas aprendizagens como por exemplo a gestão de conflitos para a convivência em harmonia de alunos com realidades distintas, gestão do tempo para realizar as atividades dentro do prazo estipulado pelo professor, as aprendizagens socioemocionais como por exemplo a empatia, respeito à diversidade, autoregulação para controlar a ansiedade durante uma atividade desafiadora ou até mesmo durante uma prova, a pontualidade, as noções de hierarquias no ambiente escolar são aprendizagens que geralmente não constam nas propostas curriculares das escolas mas são aprendidas inconscientemente devido às relações sociais que ocorrem nas escolas. Utilizar o currículo oculto para dialogar sobre valores sociais com os alunos é uma contribuição significativa dos educadores para a construção de conhecimentos para a vida dos estudantes.