Algumas vezes, após ou durante as aulas surgem alguns questionamentos sobre determinadas situações da própria instituição ou do dia a dia que direcionam a atenção da aula para outro rumo, é nesse momento que tento discutir com eles assuntos que não estão dentro do currículo da própria disciplina. Pois de acordo com Araújo (2018), no currículo oculto são aprendidos comportamentos, atitudes, valores e orientações que a sociedade requer das novas gerações para que se ajustem às estruturas e ao funcionamento da sociedade já constituída (Araújo, 2018).
Normalmente os alunos questionam sobre algumas questões institucionais, como por exemplo, implantação de alguns projetos em que os alunos não têm acesso de forma igualitária, alguns projetos são direcionados a determinados cursos, e que eles acreditam que estes projetos deveriam dar oportunidade igual a todos.
Um grande debate que motivou muito foi o alto curso de desistência dos cursos noturnos, alguns alunos às vezes comentam que muitos desistem após os primeiros resultados negativos em determinadas disciplinas, tento discutir com eles sobre alguns aspectos da avaliação, que a avaliação também é uma forma do professor investigar como anda o andamento de sua disciplina, se ele alcançou os objetivos e se a turma está aprendendo os conceitos mínimos necessários para o andamento da disciplina.
Sempre gosto lembrá-los que em sua maioria os alunos do turno noturno são pessoas que trabalham durante o dia, e que são pessoas com famílias constituídas e que por esse motivo merecem uma atenção maior devido muitos irem diretamente do trabalho para a faculdade e isso deve ser verificado pelo professor na hora da avaliação.