A atividade pede para que se trace considerações acerca de como o currículo oculto ocorre na minha prática pedagógica. Todavia, uma vez que não exerço a profissão docente, não posso tecer experiências próprias. Ainda assim, gostaria de ponderar o que segue. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes. Essas considerações demonstram o quanto é relevante estudar, compreender e analisar o currículo, pois pensar sobre o currículo escolar implica em buscar compreender: o que se ensina na escola? Por que se ensina esse conhecimento? Que tipo de pessoa se está formando? Para qual tipo de sociedade essa formação é importante? Enfim, pensar o currículo envolve pensar o que se faz na escola, tanto explícita como implicitamente. Deve-se destacar ainda que o professor precisa estar em constante estado de alerta na sua prática pedagógica. Discurso e prática devem caminhar juntos pautados no respeito, na aceitação e convívio com as diferenças. A reflexão sobre as suas concepções, verdades e certezas deve ser constate ao professor para que não repasse mensagens, por meio do currículo oculto, de dominação e subordinação, além de posições preconceituosas com relação à raça/etnia, classe social, gênero, sexualidade, religião etc..
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira
Re: Currículo Oculto e Prática Pedagógica
por Aline da Gama Melila Licurgo -Boa noite, Cícera!
Perfeita sua colocação! É ideal que o educador tenha uma relação direta entre o seu discurso e sua prática. Já presenciei mais de uma vez preconceito e falta de paciência de professores com relação a alunos especiais, inclusive, em uma disciplina pedagógica na graduação que possuía o tópico de inclusão em sua ementa.
Perfeita sua colocação! É ideal que o educador tenha uma relação direta entre o seu discurso e sua prática. Já presenciei mais de uma vez preconceito e falta de paciência de professores com relação a alunos especiais, inclusive, em uma disciplina pedagógica na graduação que possuía o tópico de inclusão em sua ementa.