Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluências de práticas

Currículo como confluências de práticas

por Karina Ribeiro Soares Reis - Número de respostas: 1

Olá,

Gostaria de dialogar sobre o papel fundamental que o professor ocupa, sendo parte integrante do currículo construído e mediando conhecimento aos discentes. 

Primeiramente enfatizo que conforme aprendemos na disciplina, diferente do modelo tradicional, o currículo na teoria pós-critica nos dá a liberdade de co-construção e uma maior mediação na reprodução do currículo. O que nos dá a possibilidade de construir o currículo de acordo com as especificidades da comunidade escolar e da turma, nesse sentido podemos utilizar os estilos de aprendizagem que aprendemos nesse curso para a modelagem de atividades, como também outras teorias aqui mediadas. Deixo para os colegas a oportunidade de colaborar nessa postagem acrescentado suas espanações. 

Em resposta à Karina Ribeiro Soares Reis

Re: Currículo como confluências de práticas

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa tarde Karina Ribeiro
O currículo como confluência de práticas pode ser entendido como a maneira pela qual várias práticas pedagógicas e conteúdos disciplinares se encontram e interagem no currículo. Isso pode envolver a integração de diferentes disciplinas, a incorporação de várias estratégias de ensino e aprendizagem, e a conexão do currículo com experiências do mundo real.
Por exemplo, um professor pode integrar ciências, matemática e estudos sociais em uma única unidade sobre mudanças climáticas. Isso pode envolver a aprendizagem baseada em projetos (onde os alunos trabalham juntos para resolver um problema do mundo real), o ensino diferenciado (onde as instruções são personalizadas para atender às necessidades individuais dos alunos), e a aprendizagem baseada em inquérito (onde os alunos são encorajados a fazer perguntas, conduzir pesquisas e construir seu próprio conhecimento).