Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Gabriela de Oliveira - Número de respostas: 3

O currículo como confluências de práticas nada mais é, entende-lo como um recurso não estático, ou seja, que se transforma a cada dia. Hoje, ele tem uma visão social e cultural atrelada à metodologia de ensino e aprendizagem. que antes priorizava técnicas apenas.  O currículo é construído baseando-se em inúmeros níveis, que envolve desde que a concepção até a avaliação. O currículo não é simples, e nunca é moldado da mesma forma. A sua concepção é totalmente diferente, principalmente quando se leva em consideração os momentos distintos do desenvolvimento curricular, dentro do sistema curricular encontra-se diversos subsistemas, com pesos distintos e moldáveis a depender da situação em que se encontra. 

A educação acontece através do desenvolvimento do currículo. Por isso é necessário conhecer in loco como ele está sendo aplicado, a partir do relacionamento entre alunos, interação professor-aluno, métodos de avaliação, planejamento de ensino, entre outras práticas inclusas na atuação do professor. E assim é possível identificar fraquezas e potencialidades da metodologia adotada. 

Em resposta à Gabriela de Oliveira

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Elivanio Carneiro -
Concordo plenamente, o currículo incorpora aspectos sociais e culturais, em contraste com a abordagem técnica . Destaco a natureza dinâmica do currículo, variando em diferentes níveis e contextos. Enfatiza a importância de entender como o currículo é aplicado na prática, considerando o relacionamento entre alunos, interação professor-aluno, métodos de avaliação e planejamento de ensino para identificar pontos fortes e fracos na metodologia educacional.
Em resposta à Gabriela de Oliveira

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Beatriz da Costa Fernandes -
De fato, é no decorrer do desenvolvimento do currículo que a educação acontece, e é na sala de aula e demais espaços da instituição de ensino que esse processo se sucede, ou seja, na prática, in loco e na qual estão presentes as diversas condições sociais, culturais e físicas do ambiente. Por meio dessas fatores é possível avaliar a capacidade do currículo, bem como nortear as estratégias para melhorar ou combater suas fragilidades. Como visto nas leituras o currículo é dinâmico, modelado constantemente.
Em resposta à Beatriz da Costa Fernandes

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Edinea dos Santos Marçal -
De fato por isso que o campo currículo não é somente um campo de conhecimento, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social.