O currículo possui uma construção histórica, na qual ao longo dos anos observam-se diversos estudos acerca de seus fundamentos, no que diz respeito, por exemplo, as perguntas: o que ensinar?, quais objetivos pretendidos, qual o público alvo?, sendo, portanto, objeto de críticas e reformulados. Nesse processo histórico, a percepção do currículo está atrelada as necessidades do mercado e da sociedade do atual momento em que se encontra. Como nos últimos anos as questões sociais e culturais de modo geral vêm ganhando mais espaço, o currículo, como é mencionado na apostila, é considerado um artefato social e cultural. Baseado nesses aspectos perceber-se que o currículo é algo dinâmico, em constantes mudanças e distinção, de modo a transmitir visões de poder, identidades de um indivíduo e da respectiva sociedade. O currículo é então uma composição ou confluência das práticas desenvolvidas no sistema educacional que são conduzidos por aspectos sociais e culturais. Isso melhor percebido a partir da divisão em níveis proposta por Sacristán (2000). O currículo não se limita apenas a primeira instância, correspondente as diretrizes prescritas estabelecidas pelo o órgão criador, ele vai se moldando até chegar no final da cadeia, isto é, a prática na sala de aula.
Igual a Beatriz falou, o curriculo ele olha as necessidades da sociedade em si, qual é seu publico alvo,?para quem ensinar? o que ensinar?. O curriculo elre deve mudar de acordo com as culturas as vivência dos alunos, a classe social, e a realidade de uma sociedade.
O currículo tem evoluído em resposta às necessidades da sociedade e à influência da cultura, adaptando-se para desempenhar um papel fundamental na formação e na participação dos alunos nessa evolução.