Ao aplicar o currículo “Confluência de Práticas, significa buscar um formato de ensino e aprendizado variável, ou seja, onde é possível integrar e inter-relacionar diversas metodologias de ensino, de acordo com o curso e ou formação dos estudantes.
Esse formato poderá estimular o desenvolvimento em diversas formas dos estudantes, podendo incentivar diversas áreas, estimulando o aluno a buscar a compreensão e entendimento de acordo com suas habilidades. Essas, podendo, também, serem estimuladas e desenvolvidas no decorrer dos cursos.
O importante nessa questão é que irá integrar diversas habilidades entre alunos, estimulando a diversidades em todas as áreas, proporcionando oportunidades de acordo com as características de cada aluno.
Esse conceito é diferente do tradicional método de ensino, em que os alunos recebem as informações conforme os interesses das instituições burocráticas. Não é uma crítica ao ensino burocrático, pois o mesmo desempenha e já desempenhou o seu papel orientativas, mas que não é a única forma de currículo escolar.
Importante ressaltar que cada professor irá desempenhar o seu papel, cada instituição também, formando um grupo coeso voltado ao melhor desenvolvimento dos seus alunos.