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Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

O Currículo e as práticas didáticas

O Currículo e as práticas didáticas

por Fernanda Rita Luppi Cerezer - Número de respostas: 1

O currículo é flexível e dinâmico e apresenta seis níveis de configuração: currículo prescrito, currículo apresentado ao professor, currículo moldado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado, analisando as configurações apresentadas o professor e os discentes são os principais agentes na construção dos saberes propostos pelo currículo. O docente tem ação mediadora e portanto primordial para planejar e aplicar as sequências didáticas, lançando as diversas opções didáticas que integrem os conhecimentos prévios dos discentes, sendo capaz de mobilizar os saberes adquiridos para ressignificação e ampliação do conhecimento.

A constituição da aprendizagem curricular é um segmento que exige planejamento, flexibilidade e replanejamento constante. As estratégias didáticas iniciais são direcionadas para levantamento dos conhecimentos prévios da turma, sendo possível estabelecer qual é a essência da turma, a intencionalidade do docente neste momento é o ponto de partida para a verificação dos conhecimentos prévios e desta forma o docente saberá o nível de conhecimento do discente acerca da temática, quais são os repertórios e  definirá qual será a melhor sequência didática a ser executada. Será um caminho que poderá sofrer modificações em qualquer momento para projetar novos caminhos acerca o objetivo a ser alcançado que é a habilidade curricular a ser desenvolvida, desta forma, concebemos o preceito de que o trabalho do professor é minucioso, contempla muitas etapas.

Em resposta à Fernanda Rita Luppi Cerezer

Re: O Currículo e as práticas didáticas

por Fabian Bezerra de Oliveira -
Muito interessante o seu comentário sobre As estratégias didáticas iniciais direcionadas para levantamento dos conhecimentos prévios da turma. Realmente isto pode ajudar o docente a entender qual o seu papel em cada uma de suas turmas e com cada um dos sues alunos. Assim como o currículo é flexível e dinâmico, as turmas tem os seus alunos com as mais diferentes habilidades e conhecimentos. E tentar enxergar no aluno o que ele realmente precisa parece ser uma boa opção para um trabalho didático mais especializado. Mas para isso, a escola precisa contribuir não mantendo salas de aula lotadas, pois torna-se impossível um ensino mais especializado em turmas de 40, 50 alunos.