O currículo é flexível e dinâmico e apresenta seis níveis de configuração: currículo prescrito, currículo apresentado ao professor, currículo moldado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado, analisando as configurações apresentadas o professor e os discentes são os principais agentes na construção dos saberes propostos pelo currículo. O docente tem ação mediadora e portanto primordial para planejar e aplicar as sequências didáticas, lançando as diversas opções didáticas que integrem os conhecimentos prévios dos discentes, sendo capaz de mobilizar os saberes adquiridos para ressignificação e ampliação do conhecimento.
A constituição da aprendizagem curricular é um segmento que exige planejamento, flexibilidade e replanejamento constante. As estratégias didáticas iniciais são direcionadas para levantamento dos conhecimentos prévios da turma, sendo possível estabelecer qual é a essência da turma, a intencionalidade do docente neste momento é o ponto de partida para a verificação dos conhecimentos prévios e desta forma o docente saberá o nível de conhecimento do discente acerca da temática, quais são os repertórios e definirá qual será a melhor sequência didática a ser executada. Será um caminho que poderá sofrer modificações em qualquer momento para projetar novos caminhos acerca o objetivo a ser alcançado que é a habilidade curricular a ser desenvolvida, desta forma, concebemos o preceito de que o trabalho do professor é minucioso, contempla muitas etapas.