Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Fabian Bezerra de Oliveira - Número de respostas: 0

O currículo atualmente é é considerado um artefato social e cultural, tendo um comportamento dinâmico e que requer constantes atualizações e adequações, de preferência com o envolvimento de todos os envolvidos no processo. Como grande contribuição, Sacristán (2000) realiza alguns questionamentos, que devem fazer parte do nosso cotidiano, enquanto docentes, ao conceber e ao avaliar o currículo. Pensando nas perguntas deste autor, acredito que venho tentando manter algumas na minha prática cotidiana:

 Que objetivo se pretende atingir? 

- a cada novo conteúdo pensado ou definido, tento estabelecer o objetivo principal.

 O que ensinar?

- tento manter uma estrutura mais simplificada de cada conteúdo

  Por que ensinar? 

-Não utilizo

 Para quem são os objetivos? 

-Não utilizo

 Quem possui o melhor acesso às formas legítimas de conhecimento?

-Não utilizo

  Que processos incidem e modificam as decisões até que se chegue à prática?

-Não utilizo

  Como se transmite a cultura escolar? 

-Não utilizo

 Como os conteúdos podem ser inter-relacionados?

- Nos conteúdos da minha disciplina, busco interagir com outras áreas do conhecimento, como português e matemática, por exemplo.

  Com quais recursos/materiais metodológicos?

-  Defino diversos recursos, desde a simples leitura até às atividades em laboratórios de informática.

  Como organizar os grupos de trabalho, o tempo e o espaço?

-Não utilizo

  Como saber o sucesso ou não e as consequências sobre esse sucesso da avaliação dominante. 

-Não utilizo

 De que maneira é possível modificar a prática escolar relacionada aos temas?

- Isto sempre leva a grandes discussões, pois nem sempre a prática mais inovadora é bem aceita entre os pares e entre os alunos. Mas algumas tentativas gerando bons resultados, como a produção de vídeos pelos alunos, por exemplo.


Em razão do caráter dinâmico do currículo, o sues processo de construção e revisão deve ser contínuo, o que obriga o docente a manter sempre flexibilização neste processo.