Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Daiane Ferreira Arantes Beraldo - Número de respostas: 2

MOREIRA e SILVA, 1997 explanam que o currículo é considerado um artefato social e cultural. Devido a isso, o currículo não é um elemento neutro e aligeirado das questões sociais. Além disso, é um campo de atividade para múltiplos agentes, com competências divididas em proporção diversa, que agem através de mecanismos peculiares em cada situação. Um exemplo prático desse formato de currículo é o lattes, que agrega inúmeras informações acerca da formação do indivíduo, produções técnicas, patentes, experiência docência, artigos, etc. Ou seja é o currículo mais completo que existe.

Em resposta à Daiane Ferreira Arantes Beraldo

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Glebson Moises Espíndola da Silva -
Boa noite Daiane.
Verdade o currículo é tanto social quanto cultural, e por ele não ser um elemento neutro ele está impregnado de ideologias e concepções daqueles que o desenvolvem, ou seja, aqueles que detêm o poder em poder em determinadas épocas sempre desenvolverão o currículo a partir de se modo de pensar.
Em resposta à Daiane Ferreira Arantes Beraldo

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Aline da Gama Melila Licurgo -
Boa noite Daiane!

Concordo com você quanto a consideração do currículo ser um artefato social e cultural. Fico, porém, na dúvida, se podemos classificar o lattes como o currículo mais completo que existe, visto que estamos falando de um currículo que mostra uma trajetória de forma individualizada. Penso que a confluência abordada nesta semana refira-se ao currículo escolar.
Deixo aqui a minha dúvida.