O currículo é o instrumento por excelência da socialização do conhecimento. Essa afirmação refere-se à necessidade do conhecimento formal na escola. podemos destacar que o currículo escolar deve ser pensado, refletido e compreendido como práxis pedagógica, como espaço de mediação didática. A sua concretização se realiza no fazer pedagógico, o qual deve ser pautado nos princípios estabelecidos no PPP, pois este envolve toda a comunidade escolar: professores, alunos, pais e funcionários que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo. Pensando em exemplos da minha práxis, enquanto docente, destaco a implementação da BNCC na etapa da educação infantil que é minha área de atuação, considero os conteúdos do BNCC reducionistas em comparação a proposta antes aplicada no município onde atuo, sua elaboração também deixou a desejar visto que a discussão entre os docentes foi mínima. Assim na minha práxis docente procuro aplicar a BNCC de forma burocrática utilizando para preenchimento do registro de classe, e na realidade busco ampliar os conteúdos, aprofundando com a atividades lúdicas, experiências, passeios, aliando os conceitos com práticas significativas.