Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluências de práticas

Currículo como confluências de práticas

por Arthur Fernandes Bettencourt - Número de respostas: 1
A confluência de práticas, saberes, cultura e história de um lugar participam da formação de um currículo. Assim como os sistemas administrativos, políticos e institucionais locais. Essas influências podem afetar o currículo de formas positivas e negativas. De forma positiva, por exemplo, quando a cultura e a história de uma localidade são considerados e passados para as gerações futuras através da implementação de currículos que as valorizem. E de forma negativa, quando deixa-se levar por questões políticas e meramente administrativas, restringindo possibilidades. 
Em resposta à Arthur Fernandes Bettencourt

Re: Currículo como confluências de práticas

por Mário Junior dos Santos Bonifacio -
Promover a inclusão da cultura local no currículo pode enriquecer a educação, tornando-a mais envolvente e significativa para os alunos. Isso também ajuda a preservar e transmitir a herança cultural de gerações passadas, contribuindo para uma compreensão mais profunda da identidade e do patrimônio cultural.
A discussão sobre como equilibrar as influências políticas e administrativas é crucial para garantir que o currículo seja desenvolvido de maneira justa e eficaz. Essa conversa ressalta a importância de envolver uma ampla gama de interessados na formulação de políticas educacionais, a fim de criar um currículo que atenda às necessidades das comunidades locais, ao mesmo tempo em que mantém padrões de qualidade e equidade na educação. É uma abordagem que pode contribuir positivamente para o aprimoramento do sistema educacional.