Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Ana Lourdes dos Reis Silva - Número de respostas: 0

Curriculum vem do Latim e significa caminho, trajeto, percurso, pista ou circuito atlético;                                                                                                  O currículo determina que conteúdos serão abordados e, ao estabelecer níveis e tipos de exigências para os graus sucessivos, ordena o tempo escolar”, ordenando também outros elementos do processo ensino-aprendizagem. E também por ser um instrumento de formação deve ensinar a conviver com as diferenças entre as pessoas, problematizando o sentido das várias perspectivas e visões de mundo decorrentes dessas diferenças. Além disso, o currículo torna-se um instrumento de luta pela igualdade quando a diferença resulta em desigualdade, e de luta pela afirmação da diferença sempre que a igualdade quiser padronizar pensamentos e ações. Ficar, pois, “[...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza, temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Aí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades” (SANTOS, 2003, p.56).
Curriculum passa a ser utilizado em referência a um curso completo. Não se tratava apenas de unidades pedagógicas ou de períodos curtos de estudo. (HAMILTON, 1992; GOODSON, 1995)