Curriculum vem
do Latim
e significa
caminho, trajeto, percurso, pista ou
circuito atlético; O currículo
determina que conteúdos serão abordados e, ao estabelecer níveis e tipos de
exigências para
os graus sucessivos, ordena o tempo escolar”, ordenando também outros
elementos do
processo ensino-aprendizagem. E também por ser um instrumento de formação deve
ensinar a conviver com as diferenças entre as pessoas, problematizando o sentido das várias
perspectivas e visões de mundo decorrentes dessas diferenças. Além disso, o currículo torna-se um instrumento de luta pela igualdade quando a diferença resulta em desigualdade, e de
luta pela afirmação da diferença sempre que a igualdade quiser padronizar pensamentos e
ações. Ficar, pois, “[...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza,
temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Aí a necessidade
de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente
ou reproduza as desigualdades” (SANTOS, 2003, p.56).
Curriculum passa
a ser utilizado em referência a um curso completo.
Não se
tratava apenas de unidades pedagógicas ou de períodos curtos de estudo.
(HAMILTON,
1992; GOODSON, 1995)