Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Samile Magalhães Pereira - Número de respostas: 2

Algo que ficou explícito no estudo da semana foi a participação de diversos agentes envolvidos na produção do currículo. Isso já evidencia as múltiplas ações constituintes do currículo através das instituições que produzem o currículo; as instâncias regionais que remodelam o currículo; a prática do professor e sua interação com os discentes e o tipo de escola em que ele leciona; os problemas externos e ambientais que influenciam no cotidiano escolar...


É um combinado de situações e atores que vão modificar conteúdos temáticos, lineares e serão implementados de acordo com os objetivos e as condições vislumbradas, ao final de tudo, pelos docentes.

Logo, podemos afirmar que esse currículo dos “manuais” é está em um eterno devir pedagógico, passando por movimentos contrários e adversos, mas que lutam pela sua implementação. Ou seja, esse currículo se torna um documento de disputa revelado numa prática pedagógica multifacetada.

Em resposta à Samile Magalhães Pereira

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Henrique Santiago Rocha -
O texto destaca a complexidade e a dinâmica envolvida na produção e implementação do currículo educacional. Ele ressalta a influência de diversos agentes, desde as instituições até os professores e o ambiente escolar, na formação do conteúdo educacional. Além disso, enfatiza que o currículo está em constante transformação, sujeito a diferentes perspectivas e desafios.
Em resposta à Samile Magalhães Pereira

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Ana Leticia Santos Abrão -
O conceito de "Currículo como confluência de práticas" se baseia na ideia de que o currículo vai além de simplesmente um conjunto de conteúdos acadêmicos a serem ensinados; ele é, na verdade, um ambiente onde várias práticas, influências e perspectivas se reúnem e se influenciam mutuamente.