Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Mário Junior dos Santos Bonifacio - Número de respostas: 1

O currículo, muitas vezes visto apenas como uma lista de qualificações, experiências e habilidades, vai muito além disso. Ele é o resultado da interseção de diversas práticas e experiências na vida de um indivíduo. Para compreender plenamente o currículo, é fundamental contextualizá-lo, reconhecendo que ele é moldado pelas vivências, educação, trabalho, interesses e valores de uma pessoa. Além disso, o aprendizado formal não é o único componente; experiências de aprendizado informais, como hobbies e projetos pessoais, também desempenham um papel essencial na formação do currículo. Valorizar a diversidade de habilidades e competências que alguém possui, indo além das habilidades técnicas, é crucial.

O currículo não é estático; ele evolui com a carreira e os interesses de uma pessoa, e a gestão contínua é fundamental. Transformar o currículo em uma narrativa envolvente que conta a história de alguém e seus objetivos futuros é uma abordagem valiosa. Além disso, em um mundo globalizado, as influências culturais desempenham um papel significativo na formação do currículo, e é importante reconhecê-las. Por fim, abordar desafios e obstáculos na criação do currículo é essencial, transformando-os em oportunidades para o crescimento e desenvolvimento. Neste fórum, exploramos como compreender o currículo como resultado das confluências de práticas em nossas vidas e como torná-lo mais autêntico e representativo de quem somos como indivíduos.



Em resposta à Mário Junior dos Santos Bonifacio

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por José Roberto Mendes Ferreira Filho -
Excelente contribuição do colega Mário Junior, o currículo ele não atende apenas interesses pessoais, mas visa estabelecer a necessidade do coletivo, valorizando a cultura e o sujeito, nas suas experiências e dificuldades, para conseguir estabelecer formas de se criar e recriar a partir dos desafios que estão presentes no processo de escolarização e fora dele.