Trata-se do estudo referente a seis níveis de currículo na prática pedagógica apresentado por Sacristán (2000) um dos grandes estudiosos do currículo, quais são:
Currículo prescrito - conjunto de decisões normativas, ou seja, um currículo estabelecido pelo sistema de ensino, torna-se assim um currículo distanciado do real, não respeitando a diversidade;
Outro nível é o currículo apresentado aos professores – diz respeito ao documento elaborado, neste sentido é desempenhado pelo livro didático;
Ainda tem o currículo moldado pelos professores – o professor é muito decisivo na concretização dos conteúdos e dos significados dos currículos;
Outro nível é o currículo em ação – são as práticas pedagógica desenvolvidas pelos professores, é o fazer propriamente dito do professor em sala de aula;
Outro nível é o currículo realizado – Envolve as aprendizagens construídas pelos alunos, o que eles apreenderam em relação aos conhecimentos trabalhados nas instituições educativas.
Por último o currículo avaliado - diz respeito ao controle do saber que é inerente à função social estratificadora da educação e acaba por configurar toda uma mentalidade que se projeta inclusive nos níveis de escolaridade obrigatória e em práticas educativas que não têm função seletiva em hierarquizadora.