O currículo perpassa o tempo histórico e a dinâmica da vida em sociedade, sendo, portanto, formado por "uma série de influências convergentes e sucessivas, coerentes e contraditórias”. O currículo deve ser entendido como uma confluência de práticas, ou seja, como um encontro de várias práticas e experiências profissionais, sociais, acadêmicas, humanas. Dessa forma, entende-se que o currículo não é um objeto ESTÁTICO, mas um processo de deliberação aberto por parte dos agentes participantes dos quais está a cargo: professores, alunos, pais, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais, da comunidade acadêmica ao MEC e aos organismos internacionais, todos trocam conhecimento na construção de um currículo que melhor expresse dada realidade social.
Em resposta à Carina Aparecida Antunes
Re: Currículo como confluência de práticas
por Cláudia Regiane de Oliveira Sousa -Concordo Carina, que a elaboração do currículo tem que envolver todos os agentes como professores, alunos, pais, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais, da comunidade acadêmica ao MEC para melhor expressar a realidade social. Portanto, na realidade é muito difícil ou dificuldades do envolvimento de alguns agentes na elaboração do currículo.