O conceito de "Currículo como Confluências de Práticas" refere-se à compreensão do currículo não apenas como um conjunto estático de planos de estudo, mas como uma interseção complexa de diversas práticas e processos sociais, culturais, políticos e pedagógicos. Isso implica que o currículo é moldado e influenciado por vários agentes, incluindo professores, alunos, famílias, comunidades, instituições educacionais e políticas educacionais em um determinado contexto.
Na prática, o currículo como confluência de práticas pode ser observado de várias maneiras. Por exemplo, os professores desempenham um papel essencial na adaptação do currículo de acordo com as necessidades e habilidades específicas dos alunos. Além disso, a integração de elementos culturais e recursos locais pode enriquecer o currículo, tornando-o mais relevante e significativo para os alunos. Permitir que os alunos participem ativamente na construção do currículo também pode aumentar o engajamento e o interesse no aprendizado.
Além disso, as políticas educacionais têm um impacto significativo no currículo, direcionando as prioridades de aprendizagem e os objetivos educacionais em diferentes contextos. Da mesma forma, a incorporação de tecnologia educacional pode transformar a forma como o currículo é entregue, promovendo métodos de ensino inovadores e melhorando a acessibilidade ao conhecimento. Em resumo, o conceito de "Currículo como Confluências de Práticas" ressalta a natureza dinâmica e multifacetada do currículo, enfatizando a importância de considerar uma variedade de influências e perspectivas na sua concepção e implementação.