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Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo: novas perspectivas

Currículo: novas perspectivas

por Jakelyne Lima dos Reis - Número de respostas: 1


Como enfatizam Moreira e Silva (1997), a ideia de currículo modificou muito nos últimos tempos. Deixou de ser uma área técnica e engessada e tornou-se uma área que considera fatores sociais e culturais. Como diz Sacristán (2000) no currículo entrecruzam múltiplos tipos de práticas ou subsistemas: políticos, administrativos, de produção de materiais institucionais, pedagógicos, de controle etc. A construção do currículo conta com diversos sujeitos que estão envolvidos no processo de concepção do currículo, o qual denomina-se sistema curricular. Não temos que pensar o currículo como uma produção estático, mas mas como um processo de deliberação aberto por parte dos agentes participantes dos quais está a cargo: professores, alunos, pais, forças sócias, grupos de criadores, intelectuais.

Em resposta à Jakelyne Lima dos Reis

Re: Currículo: novas perspectivas

por Fernando Djalma Pinto -
Certo Jakelyne, também concordo e entendo que o currículo não é algo estático, mas muito dinâmico e, sim deve envolver vários colaboradores para sua elaboração: professores, alunos, pais, membros da comunidade, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais, etc. Na elaboração do currículo, penso que o ponto de partida sem dúvida, deve ser um projeto com uma boa proposta pedagógica. Penso que o docente é muito importante para o sucesso da aplicação do conteúdo do currículo, ele deve levar em consideração e adequar o currículo de maneira que seja possível atender da melhor forma possível aos diversos tipos de alunos e suas diferenças, para atender de forma diferenciada os estudantes e promover melhorias nas técnicas de ensino e aprendizagem.