Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluência de práticas

Currículo como confluência de práticas

por Ana Leticia Santos Abrão - Número de respostas: 1

O conceito de "Currículo como confluência de práticas" se fundamenta na noção de que o currículo não se limita a ser apenas um conjunto de conteúdos acadêmicos a serem ensinados; ao contrário, é um espaço onde diversas práticas, influências e perspectivas se encontram e interagem. Essa abordagem percebe o currículo como um elemento dinâmico e em constante evolução, moldado por uma variedade de fatores, incluindo:

  1. Cultura e Sociedade: valores, crenças e tradições desempenham um papel fundamental na definição do que é considerado relevante e significativo no currículo.

  2. Políticas Educacionais: as políticas governamentais, leis e regulamentações educacionais exercem impacto direto no currículo, estabelecendo diretrizes nas escolas.

  3. Abordagem Interdisciplinar: integração de diferentes áreas de conhecimento e práticas. Essa abordagem ajuda os alunos a compreender como os diversos campos de estudo estão interconectados e como podem ser aplicados a situações do mundo real.


Em resposta à Ana Leticia Santos Abrão

Re: Currículo como confluência de práticas

por Isabela Ariane Bujato -
Ótimos apontamentos, Ana. Acho muito importante trazer para o debate a palavra "dinâmica" e "evolução", uma vez que quando falamos e olhamos para fatores culturais, sociais, políticos, econômicos, é muito disso que vamos encontrar.