Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por José Roberto Mendes Ferreira Filho - Número de respostas: 3

O Currículo como Confluências de Práticas deixou de elencar apenas os procedimentos, técnicas e métodos; O currículo, hoje, ganha notoriedade e engloba os âmbitos sociais e culturais dos sujeitos. O currículo não é apenas um processo normativo e deliberativo, ele busca entender a realidade dos indivíduos no seio cultural e social, para compreender e atender as suas necessidades, a cada momento ele é moldado para o período em que o sujeito está vivendo, a partir da sua realidade, dos debates, inovações tecnológicas, para agregar e transformar, dar autonomia para que o aluno seja agente transformador do processo de ensino-aprendizagem.

O currículo se estrutura a partir de colaborações de sujeitos, aspectos culturais, saberes, etc. O currículo faz parte do processo do estudante, pois ele faz parte do processo de formação na educação básica até o ensino superior, ele permite que o aluno conheça e saiba dos avanços no processo de escolarização. Dessa forma, para que o currículo seja um processo de tomada de decisões, ele perpassa diversos setores, desde do administrativo até a sua entrega em sala de aula pelos professores. Durante esse processo, cada um contribui para aprimoramentos do currículo.



Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Carina Aparecida Antunes -
Concordo. O currículo perpassa o tempo histórico e a dinâmica da vida em sociedade , sendo, portanto, formado por "uma série de influências convergentes e sucessivas, coerentes e contraditórias”. O currículo não  é um objeto ESTÁTICO, mas um processo de deliberação aberto por parte dos agentes participantes dos quais está a cargo: professores, alunos, pais, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais, da comunidade acadêmica ao MEC e aos organismos internacionais.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -
Concordo plenamente com a visão exposta sobre o currículo como uma construção dinâmica e abrangente, que vai além de procedimentos e métodos, e considera as dimensões culturais e sociais dos alunos. O currículo deve ser flexível, moldando-se de acordo com a realidade e as necessidades dos estudantes, promovendo sua participação ativa no processo educacional.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Fyllipe Felix Ferreira -
Concordo com a ideia de que o currículo não se restringe a listas de matérias, mas perpassa o tempo histórico, abrange a realidade dos estudantes, aspectos culturais e inovações tecnológicas. Acredito que essa abordagem flexível e colaborativa é fundamental para preparar os alunos como agentes de transformação e para garantir que o currículo esteja alinhado com as necessidades em constante evolução da sociedade e dos estudantes.