O Currículo como Confluências de Práticas deixou de elencar apenas os procedimentos, técnicas e métodos; O currículo, hoje, ganha notoriedade e engloba os âmbitos sociais e culturais dos sujeitos. O currículo não é apenas um processo normativo e deliberativo, ele busca entender a realidade dos indivíduos no seio cultural e social, para compreender e atender as suas necessidades, a cada momento ele é moldado para o período em que o sujeito está vivendo, a partir da sua realidade, dos debates, inovações tecnológicas, para agregar e transformar, dar autonomia para que o aluno seja agente transformador do processo de ensino-aprendizagem.
O currículo se estrutura a partir de colaborações de sujeitos, aspectos culturais, saberes, etc. O currículo faz parte do processo do estudante, pois ele faz parte do processo de formação na educação básica até o ensino superior, ele permite que o aluno conheça e saiba dos avanços no processo de escolarização. Dessa forma, para que o currículo seja um processo de tomada de decisões, ele perpassa diversos setores, desde do administrativo até a sua entrega em sala de aula pelos professores. Durante esse processo, cada um contribui para aprimoramentos do currículo.