Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluência de práticas

Currículo como confluência de práticas

por Leandro Silva de Souza - Número de respostas: 1

Como de costume, fui pesquisar o significado da palavra currículo e encontrei a seguinte definição: vem do latim curriculum “ uma corrida” que deriva da palavra currere que significa correr, prosseguir.

O primeiro uso conhecido no universo da educação foi no Professio Regia, uma obra do professor da universidade de Paris, Petrus Ramus, publicada postumamente em 1576. O objetivo naquela época era de dar uma ordem ao processo educacional se utilizando de tal instrumento, no período calvinista.

Nos nossos estudo percebemos a importância do estudo desse tema, pois o currículo historicamente estudado ele tem suas estruturas, inicias ou aperfeiçoadas no período da revolução Industrial, Pós modernismo, pós-estruturalismo e os estudo Culturais.

No dia a dia o currículo é uma ferramenta de grande importância do processo de aprendizado, é onde iniciamos o processo de construção e qualificação da educação no seu todo, é como uma bússola para os docentes, coordenadoria e os profissionais envolvidos, saberem qual tema está sendo trabalhado e como. E o currículo em mãos, é um roteiro que pode ser alterando quando a equipe gestora percebe que precisa ser feito ajustes.

Como docente, sei da importância desse documento, sigo as recomendações, mas me sinto à vontade para fazer as alterações necessárias conforme a dinâmica da turma.


Em resposta à Leandro Silva de Souza

Re: Currículo como confluência de práticas

por Lucas Montiel Martins Cunha -
Pesquisa interessante, colega.

Na minha prática docente, sigo um pensamento parecido com o seu. Sigo as orientações do currículo e trabalho em cima da proposta apresentada. Faço minhas adaptações para as turmas sempre que necessário, produzo material e tenho dinâmicas que funcionam com a minha prática sem perder de vista o currículo da instituição.

Porém, na minha realidade de professor de uma escola privada cristã, sinto que o currículo me encaminha várias vezes para a captação de alunos, produzir conteúdos que o marketing da escola usaria para divulgação, bem como adequar sempre o conteúdo para os valores cristãos.