Pesquisando o significado da palavra currículo encontrei a seguinte definição: do latim curriculum “uma corrida” que deriva da palavra currere que significa correr, prosseguir.
O primeiro uso conhecido no universo da educação foi no Professio Regia, (profissão real) uma obra do professor da universidade de Paris, Petrus Ramus, publicada postumamente em 1576. O objetivo naquela época era dar uma ordem ao processo educacional se utilizando de tal instrumento, no período calvinista.
Nos nossos estudos percebemos a importância do estudo desse tema, pois o currículo historicamente estudado ele tem suas estruturas, iniciais ou aperfeiçoadas no período da revolução Industrial, Pós modernismo, pós-estruturalismo e os estudos Culturais.
Discutir currículo não é algo simples, pois esse conceito tem distintas interpretações, envolvendo diferentes significados pelas convergências de opiniões. (autor Jose Gimeno Sacristán) não haverá mudanças significativas de cultura na escolarização se não forem alterados os mecanismos que produzem a intermediação didática; ou em outras palavras: toda cultura sempre será mediada por esses mecanismos.
E certo que o currículo é uma ferramenta de grande importância do processo de aprendizado, é onde iniciamos o processo de construção e qualificação da educação em um todo, é uma bússola para os docentes, coordenadoria e os profissionais envolvidos, saberem qual tema está sendo trabalhado. E o currículo em mãos, é um roteiro que pode ser alterando quando a equipe gestora percebe que precisa ser feito ajustes.
Não sou docente ainda, estou me preparando através dos nossos estudos para adentrar a área de educação, super me identifiquei com esta matéria e principalmente nas pesquisas realizadas em livros e textos deste autor Jose Gimeno Sacristán