Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Nicia Maria de Souza - Número de respostas: 2

Pesquisando o significado da palavra currículo encontrei a seguinte definição:  do latim curriculum “uma corrida” que deriva da palavra currere que significa correr, prosseguir.

O primeiro uso conhecido no universo da educação foi no Professio Regia, (profissão real) uma obra do professor da universidade de Paris, Petrus Ramus, publicada postumamente em 1576. O objetivo naquela época era dar uma ordem ao processo educacional se utilizando de tal instrumento, no período calvinista.

Nos nossos estudos percebemos a importância do estudo desse tema, pois o currículo historicamente estudado ele tem suas estruturas, iniciais ou aperfeiçoadas no período da revolução Industrial, Pós modernismo, pós-estruturalismo e os estudos Culturais.

Discutir currículo não é algo simples, pois esse conceito tem distintas interpretações, envolvendo diferentes significados pelas convergências de opiniões. (autor Jose Gimeno Sacristán) não haverá mudanças significativas de cultura na escolarização se não forem alterados os mecanismos que produzem a intermediação didática; ou em outras palavras: toda cultura sempre será mediada por esses mecanismos.

 E certo que o currículo é uma ferramenta de grande importância do processo de aprendizado, é onde iniciamos o processo de construção e qualificação da educação em um todo, é uma bússola para os docentes, coordenadoria e os profissionais envolvidos, saberem qual tema está sendo trabalhado. E o currículo em mãos, é um roteiro que pode ser alterando quando a equipe gestora percebe que precisa ser feito ajustes.

Não sou docente ainda, estou me preparando através dos nossos estudos para adentrar a área de educação, super me identifiquei com esta matéria e principalmente nas pesquisas realizadas em livros e textos deste autor Jose Gimeno Sacristán


Em resposta à Nicia Maria de Souza

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Ana Clara Souza Quaresma -
Como dito, discutir currículo não é algo simples, é algo complexo que merece inúmeros pontos de atenção, entretanto tal fato na prática ainda é engessado. É fundamental que persista uma base teórica na construção da estrutura curricular, entretanto, cada vez mais observa-se a necessidade da discursão e adaptação desta, considerando aspectos sociais, psicológicos e econômicos.
Em resposta à Nicia Maria de Souza

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Tatiane Aline Araújo da Silva -
Boa noite!

Ótimas colocações, currículo realmente precisa ser discutido de uma forma mais profunda levando em consideração diversos aspectos, mas entendo como necessário para trilhar o caminho do saber e conseguimos desenvolver os alunos e chegarmos todos no mesmo objetivo que é termos indivíduos pensantes capazes de tomar as próprias decisões avaliando todas as alternativas.