Sabe-se que há regras para a elaboração do currículo, porém estes nem sempre refletem a realidade de uma turma. Baseando-se nesses currículos, pode-se conseguir uma estratégia de ensino adequada à cada turma, adaptando e incrementando os currículos definidos. Pode ser atividades práticas em sala ou laboratórios, utilização de metodologias ativas, buscando em algumas oportunidades permitir que o aluno seja o principal ator de sua própria aprendizagem.
Currículo como Confluências de Práticas
por Thiago Fernandes Oliveira de Lima - Número de respostas: 1Re: Currículo como Confluências de Práticas
por Marcel Souza Castro de Abreu -Realmente, o currículo não deve ser visto como uma receita de bolo que deve ser rigidamente seguida, por ser um documento social e político há muitos interesses envolvidos na elaboração de um currículo que muitas vezes não dialoga com os anseios da comunidade escolar portanto, é essencial a autonomia do professor para elaborar atividades que muitas vezes não estão propostas no currículo mas que impactam diretamente na aprendizagem e no preparo para a vida dos estudantes, usando temas transversais, metodologias ativas, como você bem descreveu, para que a aprendizagem dos alunos sejam realmente significativa, preparando-os para a vida, para o trabalho e para serem agentes de transformação social.