O termo "currículo como confluência de práticas" se refere à ideia de que o currículo é um artefato social e cultural que é construído e transmitido por meio de múltiplos tipos de práticas ou subsistemas que entrecruzam.
Isso inclui decisões políticas, sistemas de exames e controles, elaboradores de materiais, editores de guias e livros-textos, equipes de professores organizados, entre outros.
Um exemplo real que posso citar, é exatamente referente ao meu ultimo professor que mesmo na sua máteria de "Gestão de Custos" ele decidia incluir um determinado tema em sua aula, claramente influenciado por uma política educacional.
Outro exemplo recente é quando nós da tturma de graduação, escolhiamos nossos temas de TCC com base preferência pessoal, mas também influenciado pelas opiniões doscolegas ou principalmente pela reputação do professor que ministrava a disciplina.
Em resposta à Cleydson Antonio Abreu Cardoso
Re: Currículo como Confluências de Práticas
por Ariana Batista Rocha -Muito interessante sua reflexão sobre o currículo a partir de um olhar discente quando geralmente pensamos apenas do olhar docente. É uma excelente troca de conhecimentos.