Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluências de práticas

Currículo como confluências de práticas

por Ariana Batista Rocha - Número de respostas: 0

O currículo é um processo de construção que se aperfeiçoa conforme passa pelas etapas de configuração, implantação e  percepções particulares das práticas pedagógica e administrativas, ou seja, o currículo molda-se conforme a realidade cultural, política, pedagógica e outras mais, portanto, deve convergir com a prática docente. Em minha práxis, por exemplo, sempre faço uma conexão do que é ensinado como conteúdo na escolaridade obrigatória com algum elemento político/cultural /natural da cidade ou do bairro onde os alunos moram. Dessa forma é possível facilitar o entendimento trazendo a realidade dos alunos para dentro da sala de aula. Outras vezes também leva-se a sala de aula para a realidade dos alunos, como aconteceu com uma visita técnica feita aos igarapés que existem ao redor da escola, os alunos perceberam a importância do saneamento básico, da ação do poder público para conter a poluição e puderam pensar em soluções para problemas como habitação em locais de risco, lixo, poluição da água e do ar, poluição visual, dentre outras.