Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Reflexões sobre o currículo com Confluência de Práticas

Reflexões sobre o currículo com Confluência de Práticas

por Isabela Ariane Bujato - Número de respostas: 2

Ao fazer a leitura desta semana, principalmente observando a tabela que explica os níveis de objetivação do currículo, me recordei de uma conversa com uma grande amiga, também da área da educação. Professora e coordenadora, já mestre e agora tentando o doutorado, ela escreveu um projeto para uma linha de pesquisa do programa que busca estudar e produzir estudos com foco na temática "currículo". 

A proposta de investigação dela utilizando de ferramentas ricas e criativas com crianças, pode ser percebida em cada um dos níveis, principalmente no "moldar do professor", quando refletimos que "o professor é um agente ativo muito decisivo na concretização dos conteúdos e dos significados dos currículos, moldando a partir da sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita". A medida em que há a possiblidade deste movimento ativo do professor, de maneira criativa e experiencial, acredito que as ideias apresentadas por Sacristán (2000) podem ser interessantes na elaboração e prática do currículo. Principalmente quando, além de pensar sobre os níveis, nos colocamos a responder as perguntas apresentadas, como "Que objetivo se pretende atingir?", "O que ensinar?", "Por que ensinar?" e outras tão importantes quanto para que existam confluências.

Em resposta à Isabela Ariane Bujato

Re: Reflexões sobre o currículo com Confluência de Práticas

por Fernando Leite de Almeida -
Olá Isabela, gostei da sua reflexão em relação ao tema e a conversa enriquecedora com sua amiga, concordo que esse processo é um norte tanto para o docente em seu planejamento como para o discente no seu caminho dentro desse processo que vai olhar o ensino e a aprendizagem. Com isso é necessário responder as perguntas apresentadas por Sacristán para um reflexão e avaliação em cima do currículo.
Em resposta à Fernando Leite de Almeida

Re: Reflexões sobre o currículo com Confluência de Práticas

por Tatiane Aline Araújo da Silva -
Boa noite!

Sim, muito boa reflexão e fica o pensamento cada vez mais concreto que o currículo é vivo e vai sendo construído pelo docente e discente conforme o desenvolvimento do saber.