Ao longo do texto de referência para a realização desta atividade, percebe-se a quantidade de atores que influenciam na elaboração de um currículo, porém, é importante ressaltar que o currículo é algo em constante transformação, assim como é a sociedade e precisa ser analisado criticamente com certa frequência para acompanhar as demandas do público-alvo, e ser realmente um agente de transformação na vida dos estudantes. O currículo não deve ser algo engessado, estático, precisa de participação de toda a comunidade para que seja construído levando em consideração os anseios de todas as pessoas diretamente envolvidas, precisa ser uma construção coletiva e não apenas um guia que deve ser seguido rigidamente, elaborado por pessoas que não conhecem as particularidades de cada escola e cada comunidade, na construção currículo deve ser definido o que ensinar, pra quem ensinar e como ensinar, precisa conter temas transversais pois a escola é um espaço social e deve ser campo de discussão e de busca por soluções para problemas sociais, precisa valorizar a criatividade dos estudantes portanto, o currículo deve ser construído por toda a comunidade escolar em conjunto com os demais agentes externos da sociedade para ser um fio condutor de transformações sociais significativas, trazendo conhecimentos e vivências para compor o aprendizado dos alunos.