Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A administração escolar e a administração empresarial

A administração escolar e a administração empresarial

por Juliana Gomes Pantoja - Número de respostas: 2

É instigante observar a abordagem do tema concernente à confluência entre a administração escolar e empresarial. A reflexão acerca da potencial replicação das práticas inerentes à administração fabril no seio escolar revela-se de suma importância, notadamente em um contexto societário impregnado pelo capitalismo.

Sendo assim, a influência do paradigma empresarial na condução dos estabelecimentos de ensino tem sido objeto de debates nos últimos anos. A busca por eficácia, metas suscetíveis de quantificação e resultados passíveis de mensuração, atributos frequentemente correlacionados à administração empresarial, pode incidir sobre o ambiente educacional. A enfatização da produtividade, exemplificada pela ênfase nos resultados de avaliações padronizadas, ocasionalmente pode resultar na desconsideração do desenvolvimento holístico dos educandos.

Conquanto, é imperativo ponderar que, não obstante as influências perceptíveis, a gestão escolar ostenta particularidades inerentes e objetivos específicos, tais como o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos discentes. A aplicação direta de modelos empresariais suscita desafios ao lidar com a diversidade de demandas educacionais e a singular função da educação na forja da cidadania.

Em resposta à Juliana Gomes Pantoja

Re: A administração escolar e a administração empresarial

por Jacqueline Augusta de Almeida -
Concordo com os seus apontamentos. A reflexão sobre a possível replicação de práticas empresariais no ambiente escolar, destaca a necessidade de equilibrar eficácia e metas com os objetivos específicos da educação. É preocupante observar instituições escolares atribuindo mais importância as questões meramente financeiras e negligenciam a formação integral dos alunos. Por essa razão, que os princípios e valores da educação precisam ser constantemente lembrados. Nós, educadores, temos o compromisso de defender uma educação de qualidade, com vistas a formar cidadãos e não apenas trabalhadores. Rompendo, portanto, com as práticas empresariais que visam apenas a manutenção da sociedade capitalista.
Em resposta à Juliana Gomes Pantoja

Re: A administração escolar e a administração empresarial

por Ana Angélica Gonçalves da Silva -
De fato, ainda vemos muitos gestores com características dominantes que acabam por fazer da escola um espaço fecundo para a disseminação de seus ideais e dos seus interesses.

Muitos buscam exercer o papel de “guardião”, repassando informações, controlando, supervisionando e dirigindo. De modo a garantir que a administração da escola não fuja ao estabelecido em âmbito central ou em hierarquia superior.

É necessária uma mudança de consciência a respeito dessa realidade. As escolas, precisam definir um modelo de gestão que lhes possibilitem cumprir não apenas o preceito legal, mas exercerem seu papel de geradoras, sistematizadoras e socializadoras.