Acredito que sim. Estamos ensinando e formando para a sociedade impregnada pela égide capitalista. O que me faz pensar que estamos “produzindo” a partir do conceito de dualidade escolar. Seja uma educação destinada ao controle dos meios de produção, seja para a venda da força de trabalho. A educação é uma mercadoria, quando vendida como serviço. Então a administração fabril está sendo reproduzida nas escolas, mas como educadores devemos lutar para que possamos preparar os alunos para além do capital, para que todos usufruam dos conhecimentos da humanidade baseados em uma educação crítica.
Em resposta à Arthur Vieira Duran
Re: Administração fabril nas escolas
por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -Olá Arthur. Concordo com você do nosso papel como educadores. A finalidade da escola é promover a formação integral do aluno. Devemos promover aos alunos a consciência, a motivação, a reflexão e o prazer pelo estudo.
Em resposta à Arthur Vieira Duran
Re: Administração fabril nas escolas
por Keise Monique Chagas da Costa -Prezado colega, observamos que é inevitável que nossos alunos um dia adentrem nesse contexto capitalista, o que devemos ter me mente é que a educação é único meio que vai proporcioná-los uma formação integral, que por consequência o levará a ser um ser humano melhor, preocupado com a boa convivência social e ambiental.
Olá Arthur!!!
Essa lógica de reprodução do sistema capitalista nas escolas só persiste nos tempos atuais, devido a não se estimular nos estudantes o pensamento crítico acerca dos sistemas econômicos.
Essa lógica de reprodução do sistema capitalista nas escolas só persiste nos tempos atuais, devido a não se estimular nos estudantes o pensamento crítico acerca dos sistemas econômicos.
Em resposta à Alice Elias de Souza
Re: Administração fabril nas escolas
por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -Concordo contigo, Alice! Concordo com os demais colegas, também.
Quando pensamos no processo educativo em seu processo histórico, dificilmente, não relacionamos com a contemporaneidade, mesmo depois de séculos de "mudanças" nas formas de se fazer educação. Formamos pessoas para assumirem cargos de liderança e, se assim não for, algo de errado existe com esse sujeito (nessa visão capitalista de sociedade). Enquanto professores, devemos nos preocupar com a formação crítica desses estudantes, pois só dessa forma, estaremos contribuindo com sujeitos que irão refletir sobre os problemas sociais que os envolvem.
Quando pensamos no processo educativo em seu processo histórico, dificilmente, não relacionamos com a contemporaneidade, mesmo depois de séculos de "mudanças" nas formas de se fazer educação. Formamos pessoas para assumirem cargos de liderança e, se assim não for, algo de errado existe com esse sujeito (nessa visão capitalista de sociedade). Enquanto professores, devemos nos preocupar com a formação crítica desses estudantes, pois só dessa forma, estaremos contribuindo com sujeitos que irão refletir sobre os problemas sociais que os envolvem.
Em resposta à Arthur Vieira Duran
Re: Administração fabril nas escolas
por Elenita Fernanda Rodrigues -Uma triste realidade, por isso em minha prática busco sempre pautar-me em uma educação libertadora, ou seja, aquela que leva o educando a ter uma visão crítica da realidade.