Ainda não tive alunos autistas nas minhas turmas, porém, em uma das instituições em que atuo, num curso de ensino médio integrado ao técnico, existem dois alunos, os quais, são visíveis as atitudes e comportamentos citados nos textos e vídeos, como preferir ficar sozinhos, não descer nos intervalos etc.
Semana passada, a escola fez palestras para a SIPAT e no meio de uma das palestras um deles se sentou no chão, próximo ao palestrante, e o outro começou a gritar, o que acabou chamando a atenção do público, mas, nesta escola, temos uma assistente social, que sutilmente contornou a situação juntamente com o professor dos alunos, que os tranquilizou e os levou de volta aos seus assentos.
Achei muito interessante o vídeo 2.1: A síndrome de ASPERGER e AUTISMO, principalmente a colocação de que as pessoas acreditavam, que Asperger era bom e Autismo era ruim, lembrei do vídeo da semana 1, no qual é citado que mesmo o autismo leve já é uma doença grave.
Enfim, como citado no vídeo 3 da semana 1: AUTISMO LEVE, MODERADO OU SEVERO? | GRAUS DE AUTISMO, empatia é a melhor atitude que devemos ter, além de sempre buscarmos, para estarmos preparados para aplicarmos as melhores intervenções pedagógicas e cumprirmos a missão que escolhemos como profissão, pois a educação é uma MISSÃO!
Sucesso a todos!