Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

por Willians dos Santos Lúcio - Número de respostas: 3

   Considerando que as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com autismo podem variar muito de acordo com o espectro e o nível de gravidade do transtorno, acredito que as principais dificuldades que elas têm são relacionadas a: comunicação social, comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos, sensibilidades  sensoriais, desafios na educação e os mais complexo de lidar que são o estigma e falta de compreensão, pois, estes geram preconceito e isolamento.

    É importante entender que cada pessoa com autismo é única, e as dificuldades que ela enfrenta podem ser influenciadas por uma combinação de fatores, incluindo o suporte disponível, o ambiente e o grau de conscientização e aceitação por parte da sociedade. Desta forma, abordar essas dificuldades requer um atendimento individualizado e inclusivo, reconhecendo as necessidades específicas de cada pessoa com autismo.


Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso mesmo, Lúcio. O suporte que se espera a um aluno com TEA é exatamente a conscientização, aceitação, afetividade e acolhimento, tanto da família quanto da comunidade escolar. Não demais lembrar que a quebra da barreira atitudinal é um divisor de águas entre a discriminação, que é destrutiva, e a afetividade/aceitação que é inclusiva e que forma cidadãos.
Em resposta à Luiz Roberto Bomfim Lima

Re: ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
Apontamentos muito importantes, Luiz e Willians! Percebo que nossa sociedade está expandindo as discussões para disseminar o combate à discriminação. Até na TV e streaming vemos personagens com TEA que ultrapassam seus próprios limites, que conseguem ser independentes, e também os dilemas que eles passam na sociedade. Isso me faz refletir como em sala de aula e na sociedade, uma postura de empatia é muito importante pois assim não olharemos para a situação da nossa perspectiva, mas de quem está precisando. E na dinâmica escolar, tais pontos devem ser semeados desde o início.
Em resposta à Laura Gabrielle Marques da Cruz

Re: ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

por Claudia Maria Soares Rossi -
Olá pessoal, realmente os maiores obstáculos para uma efetiva inclusão das pessoas com TEA ou outros estão na falta de sensibilização, conhecimento e respeito das pessoas que ainda insistem em tratar os diversos como iguais.