Como foi pontuado claramente no vídeo, e com o qual concordo muito: escola não é empresa, educadores não são gerentes e conhecimento não é produto material.
Existe de fato, ou em alguns casos deveria existir, uma grande diferença entre o gerir de uma empresa e de uma instituição educacional. Mas isso não significa que o meio escolar não esteja sendo tratado como uma empresa, com fundamentos capitalistas.
O vídeo proporciona importantes reflexões e traz algumas " respostas" em relação às diferenças da administração escolar e a de uma empresa, através de falas de estudiosos na área e de importantes filósofos.
A escola sendo concebida como uma empresa e a serviço do capitalismo está a desserviço da formação de um ser humano autônomo, crítico e verdadeiramente livre. E é o que presenciamos no meio escolar, uma educação sem princípios verdadeiramente democráticos, destituídas de valores humanos, onde o conhecimento que é produzido é voltado essencialmente para atender as prerrogativas do capitalismo.