Olá queridos colegas;
Para iniciar gostaria de ressaltar a importãncia de estarmos discutindo a temática gestão escolar, essa que é também a última disciplina da nossa pós-graduação com ênfase em docência. Como discentes e também como docentes não poderíamos deixar de discutir as questões que perpassam os desafios impostos a gestão escolar.
Utilizando como base as leituras indicadas é possível observar que seguindo um percurso histórico que o conceito de gestão utilizado nas escolas é recente, mais especificamente a partir da constituição de 1988, nos artigos referentes a educação. O conceito é decorrente da área da administração que por muito foi utilizada na área educativa sendo as insirtuições escolares pensadas admistrativamente no mesmo direcionamento das empresas, seguindo também uma lógica ligada ao capital que quer sujeitos formados para mão de obra.
Como apontado nos textos base, para uma gestão democrática e uma escola de qualidade social vários aspectos devem ser considerados. A Gestão deve ser participativa, ou seja, o gestor deve abrir um espaço de diálogo constante com a comunidadee escolar, o processo de escolha deve democrático, ou seja, a partir de exposição das ideias e propostas para a escola. Contudo, o que vemos muitas das vezes são escolhas políticas partidárias, onde os indicados se "fecham" em suas salas e não dialogam seguindo uma linha da administração hierárquica e verticalizada.