Boa tarde!
Conheci quatro alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ministrei aulas para três deles, cada um apresentando características distintas, mas gostaria de destacar dois em particular. O primeiro aluno possui autismo leve e enfrenta dificuldades na socialização, porém se esforça para interagir com os colegas, mesmo que seja desafiador. Ele mantém um desempenho escolar satisfatório, participa ativamente e concentra-se intensamente em determinados conteúdos. Já o segundo aluno também enfrenta dificuldades na interação social, manifestando falas repetitivas e reagindo negativamente a sons altos das conversas dos colegas, além de apresentar problemas comportamentais. A turma compreende o diagnóstico e demonstra compreensão diante de comportamentos considerados fora do padrão.
Tenho uma relação positiva com ambos, porém, interajo mais no cotidiano com o primeiro aluno mencionado. Uma das principais dificuldades enfrentadas por ambos é a questão da interação social em sala de aula, além da falta de capacitação profissional dos professores para lidar melhor com esse diagnóstico, visando adaptar as aulas de forma mais eficiente. No momento, não estou lecionando para nenhum deles, mas é por conta desses alunos que busquei está pós-graduação.