Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

O modelo de gestão educacional e a administração fabril

O modelo de gestão educacional e a administração fabril

por Thiago Junior Miranda Pompeu - Número de respostas: 1

A influência da sociedade capitalista nas práticas da administração fabril se estende sim ao ambiente escolar, refletindo-se em diversos aspectos da gestão educacional. O modelo de gestão adotado nas escolas frequentemente incorpora características da administração fabril, buscando eficiência, controle e padronização. A busca por eficiência no processo educacional muitas vezes reflete a lógica da produção em série, como a ênfase em resultados quantificáveis, como avaliações padronizadas. Além disso, a necessidade de padronização e controle, características da administração fabril, pode influenciar a definição de currículos, métodos de ensino e avaliação. Essa padronização muitas vezes limita a autonomia pedagógica dos professores e a diversidade de abordagens educacionais.


Em resposta à Thiago Junior Miranda Pompeu

Re: O modelo de gestão educacional e a administração fabril

por Vitor Fernando da Silva Felix -
Bom dia, Thiago, tudo bem?
Concordo com todos os pontos que você levantou em sua postagem, especialmente quando você coloca que a escola tende a refletir a lógica da educação fabril através da mensuração de resultados quantificáveis como avaliações padronizadas. Infelizmente esse movimento tem sido latente, até mesmo nas escolas públicas. Quando se busca avaliar uma esfera tão complexa, que envolve múltiplas variáveis, como é o caso da educação, por um prisma exclusivamente quantitativo, deixa-se de lado os elementos qualitativos que constituem o processo educacional.