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Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Administração escolar e administração empresarial

Administração escolar e administração empresarial

por Vitor Azevedo Abou Mourad - Número de respostas: 2

A partir do vídeo e das minhas percepções, acredito, sim, que os métodos de administração empresarial têm chegado à administração escolar, refletindo a influência do modelo capitalista na educação. A crescente ênfase em metas de desempenho (como índices e foco em notas), avaliações padronizadas e competição entre instituições educacionais são estratégias parecidas com aquelas adotadas por empresas voltando-se para a eficiência e produção em massa. Essa busca por resultados mensuráveis muitas vezes negligencia a singularidade dos alunos, reduzindo a complexidade da aprendizagem a números quantificáveis. Além disso, a comercialização da educação pode ser destacada como um reflexo direto da lógica capitalista. Embora a eficiência na gestão seja desejável, é crucial questionar até que ponto a replicação cega dessas práticas fabris beneficia ou prejudica a verdadeira essência da educação, que, em sua essência, deveria promover o desenvolvimento integral dos indivíduos em vez de simplesmente prepará-los para o mercado de trabalho.

Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: Administração escolar e administração empresarial

por Maria Natividade Ferreira Coutinho -
Olá, Vitor.
Concordo com você. Em muitos casos, o aluno não é considerado de forma individual, não se leva em consideração as suas habilidades iniciais e o seu potencial. Assim sendo, é depositado sobre o aluno uma grande expectativa de resultados que, em muitos casos, não correspondem à realidade do estudante e além disso, prejudica o seu desenvolvimento.
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: Administração escolar e administração empresarial

por Maria Vera Lucia Medeiros -
Olá Vitor, bastante pertinente suas considerações sobre a influência capitalista no cenário educacional. O que não podemos perder de vista, mesmo diante da pressão por resultados é que educação é um campo diferente dos negócios. O ensino não deve ser reduzido a um mero processo de produção ou os alunos vistos como meros clientes. A aplicação excessiva de estratégias empresariais na educação pode comprometer a essência do processo educacional, prejudicando a qualidade da aprendizagem e a formação holística dos sujeitos.