A divergências entre em formas de administração está baseada no fato de que a administração escolar lida com a gestão de instituições educativas, cujo foco principal é o ensino, o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Há nesse contexto, o envolvimento de questões pedagógicas, cuidado com o ambiente de aprendizado e a formação de indivíduos. Em contraponto está a administração empresarial, concentrada na gestão de organizações lucrativas, buscando maximizar os lucros, otimizar processos e alcançar metas financeiras e comerciais.
No entanto, há uma tendência de aplicação de certos modelos de gestão empresarial no ambiente escolar devido à influência da sociedade capitalista. Isso pode ser observado em várias áreas. Pressões externas, como avaliações padronizadas, podem levar as escolas a adotar abordagens mais orientadas para resultados, assemelhando-se a estratégias empresariais de maximização de desempenho. É também relevante destacar que em muitos lugares, escolas competem entre si por alunos, o que pode levar a estratégias de marketing e diferenciação semelhantes às empresas.
Mediante isso, acredita-se ser importante considerar que a educação é um campo diferente dos negócios. O ensino não deve ser reduzido a um mero processo de produção ou os alunos vistos como meros clientes. A aplicação excessiva de estratégias empresariais na educação pode comprometer a essência do processo educacional, prejudicando a qualidade da aprendizagem e a formação holística dos estudantes.