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Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório

Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório

por Solivan Sousa Morais - Número de respostas: 1

 

Conheço uma mãe de autista, colega de trabalho e acompanhei de perto toda sua luta para garantir os direitos do filho, desde os primeiros passos para o diagnóstico, todas as consultas e marcações de terapias, na escola também não foi diferente, por não ter cuidador na creche, a criança não pode participar do primeiro mês letivo, então foi preciso acionar o Ministério Público para garantir o direito do autista de frequentar a educação infantil. Outra dificuldade foi conseguir a redução da carga horário no trabalho, por ser servidora pública ela acabou conseguindo depois de passar por advogados. Enfim, são muitas as batalhas que uma mãe de autista enfrenta para garantir os direitos do filho.

Em resposta à Solivan Sousa Morais

Re: Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Olá, Solivan! Realmente, é uma batalha hercúlea. Acompanho a luta de muitas mães nesse processo de garantia dos direitos dos seus filhos com TEA e, de fato, não consigo sequer imaginar o quanto é difícil tudo isso, ainda mais quando pensamos em mães que são sozinhas para cuidar de seus filhos, ou seja, que não possuem uma rede de apoio familiar (e social) ao longo da trajetória.
O que gostaria de ressaltar é a informação que você nos traz de que presenciou o fato de, por não ter cuidador na creche, a criança não poder participar do primeiro mês letivo. Isso é inadmissível. A criança jamais pode ser penalizada pela falta de recursos e políticas socioeducacionais efetivas. A vaga precisa ser garantida, como ocorre com qualquer outro estudante. Segundo Ana Carolina Lopetegui, advogada e Conselheira Estadual de Santa Catarina, "no ato da matrícula ou rematrícula de estudante autista, a escola não pode exigir documentos como laudo médico, estudo psicológico, etc.; apenas os documentos pessoais que seriam exigidos a qualquer outro aluno podem ser requeridos pela escola; o crime de discriminação está além de negar efetivamente a matrícula, mas também nos atos de atrasar, enrolar ou dificultar a inclusão do aluno autista na escola" (o artigo completo da profissional pode ser acessado em: https://ondaautismos.com.br/blog/recusa-matricula). É claro que é difícil para a escola atender os casos de autismo com comprometimento severo, especialmente sem os recursos necessários para tal. Contudo, cabe à escola, em parceria com a família e as demais instituições competentes, buscar o acesso aos referidos recursos, sejam eles quais forem, em hipótese alguma negando a matrícula a qualquer estudante.