Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Reflexão autoral

Reflexão autoral

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos - Número de respostas: 1

Caros colegas, saudações.


A inclusão do pensamento  na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus desdobramentos no ensino médio brasileiro reformado, provocaram mudanças também nos materiais didáticos produzidos com potenciais reflexos na prática docente.

Sabemos que as disputas em torno da questão democrática percorrem entre séculos, mas podemos dizer que somente no século XX essas disputas e discussões se intensificaram para chegar onde nos encontramos hoje

Chegamos nos anos atuais com muitos outros danos aos direitos sociais e políticos do que estávamos quando essa discussão da reforma no ensino médio se deu. Outros ataques já foram feitos a educação, tais quais cortes de orçamentos em toda a rede básica e superior. O que precisamos ressaltar é a maneira em que a escola pública contemporânea vem sendo construída em todos esses anos, desde a redemocratização até o presente momento como espaço democrático. Democracia e participação são os pressupostos da escola pública contemporânea, eles caracterizam o modelo de gestão escolar em que a comunidade se utiliza de mecanismos de participação institucionalizados para influenciar nos rumos da educação e da escola.

Assim, a reforma dá um passo adiante; vai além de apresentar uma solução para a crise do ensino médio – o esgotamento do modelo anterior –, ao mover o pêndulo para o lado da formação profissional, avizinhando-a da propedêutica. Por meio da BNCC, ela abre poros dentro daquela lógica e mira na formação mais ampla do sujeito, o terreno sobre o qual a obra vai se erguer – qualquer que seja. Se a construção tem base subjetiva sólida, aumentam as chances de sucesso

Como se vê, o cenário brasileiro é positivo e promissor. A reforma alinha-se com as tendências mais recentes dentro das discussões sobre ensino médio. Na prática, as dificuldades existem – o que há de ser tratado com seriedade, mas sem espanto, pois elas sempre existiram e existirão. É o que mostram as sucessivas configurações desse nível de ensino ao longo da história, e, em cada época, os recursos disponíveis são utilizados para solucionar as questões.


Abraços!

Em resposta à Agder Shirlei Oliveira dos Santos

Re: Reflexão autoral

por Suelen Ferreira de Freitas -
Olá colegas, de todos as reflexões, achei a sua, muito coerente com que que vivemos até então, faço de suas palavras as minhas.