Temos na creche e na educação infantil 3 crianças autistas. Muito difícil para todoa a escola lidar com essa realidade. As dificuldades que apresentamos são diversa, como realizar as tarefas de leituras e escritas, coordenação motora e visual, como também a linguagem, a compreensão oral. A partir dessa realidade, pesnamos que devemos incluir essas crianças na rotina, nas práticas eem todos os momentos e ações da escola. Assim, observamos o máximo cada criabnça para entendermos onde ele apresenta um foco, mesmo que rápido, onde e quando ele fica mais confortável, quando ele fica bem, em quais atividades, usando que recursos, e assim vamos descobrindo e desenvolvendo as estratégias que atenda as necessidades dessas crianças, mas é um desafio gigante. Muitas vezes não conseguimos .
Em resposta à Maria Helenice Ribeiro de Lima
Re: As práticas com alunos autistas
por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -Olá, Maria. Com o seu relato, lembro-me das creches de uma rede municipal que trabalhei; estava tendo um boom de crianças com autismo. E, de fato, trabalhar com crianças com um desenvolvimento atípico é - e sempre foi para uma sociedade que privilegia os padrões - complexo. Mas acredito que o que tem sido feito é o caminho para atender as necessidades específicas dessas crianças: observar, registrar e perceber, nos diferentes contextos, como minimizar comportamentos inadequados e desenvolver as potencialidades do sujeito. O desafio é enorme e esse é o nosso compromisso.