Em qualquer ambiente em que exista um grupo de pessoas exista a possibilidade dos conflitos. Assim sendo, um bom gestor escolar deve possuir algumas habilidades para lidar com os conflitos e criar a união da equipe, ou seja, habilidades como comunicação, empatia, resolução de conflitos, e escuta ativa, o ajudará a desempenhar com excelência a função de gestor em uma comunidade escolar. Além do mais, a participação de todos os membros da equipe é crucial, pois todos precisam se comunicar de forma eficaz, receber e dar feedback, ter respeito mútuo e espírito de colaboração. Assim sendo, acredita-se que, para além das competências de um gestor escolar, a equipe deve possuir habilidades que colaboram para manter a união de todos.
Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho
Re: A gestão escolar e suas habilidades
por Vitor Azevedo Abou Mourad -Oi, Maria! Realmente, os feedbacks são fundamentais para que os membros da equipe (como os professores) possam saber o que pode ser aprimorado e desenvolvido em seu trabalho. Do mesmo modo, sendo um ambiente colaborativo, é importante que o gestor também saiba quais habilidades e competências dele podem (ou precisam) de maior desenvolvimento; por isso, o diálogo aberto é crucial.
Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho
Re: A gestão escolar e suas habilidades
por Arthur Vieira Duran -Concordo com você Maria. Ressalto a importância da participação de todos os membros, reforçando a comunicação para a resolução de conflitos e desafios da escola. Paralelamente, colaborando para o bom convívio de todos.
Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho
Re: A gestão escolar e suas habilidades
por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -Perfeita colocação, Maria.
As habilidades de comunicação precisam estar presentes para que os conflitos sejam proveitosos. Sabendo ouvir, falar e ter ciência dos temas abordados faz com que as discussões sejam relevantes no âmbito escolar.
As habilidades de comunicação precisam estar presentes para que os conflitos sejam proveitosos. Sabendo ouvir, falar e ter ciência dos temas abordados faz com que as discussões sejam relevantes no âmbito escolar.