Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A gestão escolar e suas habilidades

A gestão escolar e suas habilidades

por Maria Natividade Ferreira Coutinho - Número de respostas: 3

Em qualquer ambiente em que exista um grupo de pessoas exista a possibilidade dos conflitos. Assim sendo, um bom gestor escolar deve possuir algumas habilidades para lidar com os conflitos e criar a união da equipe, ou seja, habilidades como comunicação, empatia, resolução de conflitos, e escuta ativa, o ajudará a desempenhar com excelência a função de gestor em uma comunidade escolar. Além do mais, a participação de todos os membros da equipe é crucial, pois todos precisam se comunicar de forma eficaz, receber e dar feedback, ter respeito mútuo e espírito de colaboração. Assim sendo, acredita-se que, para além das competências de um gestor escolar, a equipe deve possuir habilidades que colaboram para manter a união de todos.    


Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho

Re: A gestão escolar e suas habilidades

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Oi, Maria! Realmente, os feedbacks são fundamentais para que os membros da equipe (como os professores) possam saber o que pode ser aprimorado e desenvolvido em seu trabalho. Do mesmo modo, sendo um ambiente colaborativo, é importante que o gestor também saiba quais habilidades e competências dele podem (ou precisam) de maior desenvolvimento; por isso, o diálogo aberto é crucial.
Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho

Re: A gestão escolar e suas habilidades

por Arthur Vieira Duran -
Concordo com você Maria. Ressalto a importância da participação de todos os membros, reforçando a comunicação para a resolução de conflitos e desafios da escola. Paralelamente, colaborando para o bom convívio de todos.
Em resposta à Maria Natividade Ferreira Coutinho

Re: A gestão escolar e suas habilidades

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Perfeita colocação, Maria.
As habilidades de comunicação precisam estar presentes para que os conflitos sejam proveitosos. Sabendo ouvir, falar e ter ciência dos temas abordados faz com que as discussões sejam relevantes no âmbito escolar.