Primeiro texto aprendizagem em foco trás um olhar na educação trazendo comparações á educação fora do País e a interna, trazendo alguns apontamentos e dilemas até mesmo para justificar tamanha desigualdade e priorizando o ensino profissionalizante e técnico. A apresentação dos dados com certeza mostra a necessidade de mudança, porém fica os questionamentos de como foi feito e também se os autores principais fizeram mesmo parte das alterações.
No segundo texto: Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional
Este texto as criticas são duras e necessárias para como foram feitas as alterações sobre o ensino médio no então governo Temer em 2016. De como todo um debate que já havia acontecendo a um bom tempo foi deixado de lado para favorecer os interesses de alguns.
O texto mostra um pouco deste processo, falando inclusive das suas fragilidades e contraversões, MPs feitas a toque de caixas para favorecimento das demandas.
E já nos dias de hoje, nem tão muito tempo assim depois colhemos fruto de um ensino médio totalmente disperso dos seus propósitos e com jovens ainda mais perdidos em suas escolhas.
O norteamento da BNCC ajuda a no caminho, mas a abrangência do aluno nas habilidades ainda é deficitária. Sem dizer que o novo ensino médio está cada vez mais abrindo uma distancia social existente em nosso país, e quantas lutas para que esta diferença fosse diminuída, mas, este processo de segregação está ainda mais evidente.
O texto mostra uma pequena trajetória pós-segunda guerra mundial até os governos de Dilma e Lula 2003 – 2016 e da luta social e inclusões, que mostra hoje nosso retrocesso. Sobre legitimidade de quem tinha que defender uma educação de qualidade, mas que prioriza o capitalismo e caminha para uma educação totalmente neoliberal.