Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

BNCC na perspectiva da ANPED

BNCC na perspectiva da ANPED

por Priscila de Souza Nascimento - Número de respostas: 0

Nesse sentido, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em sua página oficial registrou o seu posicionamento em relação a BNCC ao declarar 

"A ANPEd, desde o ano de 2015, vem produzindo um conjunto de posicionamentos críticos acerca da proposição de uma Base Nacional Comum Curricular. São elementos presentes nesta crítica tanto a metodologia de elaboração que privilegia especialistas e subalterniza o diálogo com as comunidades escolares quanto suas evidentes implicações nos processos de avaliação, de ensino e aprendizagem, na homogeneização das matrizes curriculares, na formação de professores e autonomia das escolas que se fragilizam com a lógica de centralização que a BNCC instaura na educação escolar."

 Dentre as críticas que a ANPEd apresenta a BNCC está a noção de competência dissociada do conteúdo. Ao analisar a BNCC nota-se que as competências estão dissociadas do conteúdo, esse aspecto além de distanciar o conhecimento científico-social historicamente produzido, inviabilizando a democratização do saber, evidencia uma perspectiva da instituição escolar como uma empresa ao centrar em um suposto saber-fazer que busca um desenvolvimento que articula com a demanda produtiva para o mercado em detrimento de uma formação integral do sujeito, ao mesmo tempo em que desarticula a teoria-prática.